Insights

View of the Week #71: Uma alternativa para a decomposição do PIB pelo lado da de

10 março 2025

Na última sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tornou públicos os dados referentes ao quarto trimestre do ano passado do Produto Interno Bruto (PIB). Embora a economia tenha crescido impressionantes 3,4% em 2024, os números ficaram aquém do esperado na margem, com alta de apenas 0,2% no trimestre. Pelo lado da demanda, a desaceleração foi explicada pela forte contração do consumo das famílias (-1,0%) e das exportações (-1,3%), enquanto as demais variáveis mostraram contribuições positivas, mas pouco expressivas.

A identidade que determina o PIB pela ótica da demanda é tradicionalmente representada pela equação “Y = C + I + G + (X – M)”, ou seja, o produto resulta da soma do consumo das famílias, do investimento privado (que inclui o investimento em capital fixo e a variação dos estoques), das despesas do governo e das exportações líquidas (exportações – importações). Entretanto, é possível rearranjar as variáveis de forma a decompor o PIB entre absorção doméstica (que inclui o consumo das famílias, os gastos do governo e o investimento privado em capital fixo), exportações líquidas e a variação dos estoques. No gráfico dessa semana, apresentamos as últimas contribuições para a variação trimestral do PIB segundo esse arranjo alternativo.

Conforme se observa no gráfico, a absorção doméstica e as exportações líquidas entregaram contribuições negativas no trimestre, levando a uma alta expressiva da variação dos estoques, que é estimada pelo IBGE como um resíduo da equação, de forma a garantir a igualdade entre as três óticas do PIB (demanda, oferta e renda). Além disso, conforme exemplificado no View of the Week #59 (https://lnkd.in/dkrf-h8y), a variação dos estoques tende a apresentar comportamento mais volátil do que os demais componentes do PIB, de forma que movimentos abruptos nessa variável tendem a não se repetir em sequência e, frequentemente, se revertem.

View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.

Voltar