O índice de surpresa econômica estimado pelo Citigroup (“Citigroup Economic Surprise Index” ou CESI) é um indicador que mede as diferenças entre os valores observados de uma série de dados econômicas frente ao consenso de mercado. O indicador é estimado para uma série de países, cada qual, ponderado de forma a privilegiar as surpresas com maior impacto sobre a taxa de câmbio da região. Dessa forma, resultados positivos indicam uma economia mais aquecida, enquanto valores negativos apontam para uma economia mais fraca frente ao esperado pela mediana dos agentes do mercado.
Conforme se observa no gráfico dessa semana, esse índice mostrou um forte recuo em meados do ano passado, mas voltou a acelerar no quarto trimestre, o que foi seguido na maior parte do tempo pelas taxas de juros futuros (representadas no gráfico pelo contrato referente à dezembro de 2025, no eixo da direita), embora com alguma defasagem em momentos de mudança de tendência. Na margem, as divulgações já parecem um pouco mais aderentes às expectativas, embora o indicador ainda siga em campo positivo.
A correlação entre as duas séries é esperada, visto que as surpresas positivas na atividade (que afastam o risco de uma desaceleração iminente) tem dado conforto para que o comitê de política monetária do Federal Reserve mantenha a taxa de juros em patamar contracionista por mais tempo, enquanto aguarda que os efeitos defasados da política monetária restritiva levem à convergência da inflação para a meta de 2% ao ano.
View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.