Insights

View of the Week #65: O poder preditivo da relação Preço/Lucro em diferentes mercados

27 janeiro 2025

O índice P/E (“Price-to-Earnings”) ou P/L (“Preço/Lucro”) é uma métrica amplamente utilizada na avaliação de ativos no mercado acionário, seja para uma ação individual ou para um índice. A métrica é simples: trata-se da divisão entre o preço da companhia (ou preço por ação) e o lucro (ou lucro por ação). Assim, um P/L de 10 significa que o preço do ativo equivale a 10 vezes o lucro de referência, seja este o acumulado dos 12 meses anteriores ou (mais comumente) o lucro projetado para os 12 meses seguintes. Dessa forma, quanto maior o índice, mais “caro” está o ativo em questão.

Nesta semana, comparamos dois gráficos de dispersão – um referente ao S&P 500 e outro ao Ibovespa – que representam os resultados de regressões onde o P/L de entrada (baseado nas expectativas do mercado para os lucros projetados) é utilizado como variável explicativa para o retorno anualizado dos ativos nos 10 anos subsequentes. O que chama atenção é que o coeficiente de determinação (R²) dos modelos – bem como a análise visual dos gráficos – indica que o poder preditivo do P/L sobre o retorno do Ibovespa é consideravelmente menor do que no caso do S&P 500.

Mesmo ignorando o tamanho menor da amostra no mercado brasileiro (devido à indisponibilidade de dados históricos), uma série de fatores pode explicar esse fenômeno, como: mudanças relevantes na composição do índice, maior volatilidade nas projeções de lucro das empresas que o compõem e a maior exposição do mercado brasileiro à instabilidade política e econômica.

É importante destacar que o estudo foi feito de forma simplificada e com fins didáticos. Os resultados poderiam ser diferentes com ajustes metodológicos, como ajustes nas amostras ou inclusão de outras variáveis explicativas. Além disso, o fato de o P/L ter menor poder preditivo no caso do Ibovespa não significa que a métrica seja descartável (e menos ainda que múltiplos descontados não ofereçam boas oportunidades de retorno). O estudo apenas reforça que a análise de investimentos deve considerar um conjunto mais amplo de fundamentos, e não depender de uma única métrica isolada.

 

View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre gestão de patrimônio, family office, mercados, economia, história e tendências.

Voltar