Insights

View of the Week #59: A relação entre poupança e investimento nas contas nacionais

16 dezembro 2024

A identidade S = I (savings = investment) estabelece uma relação de igualdade entre a poupança agregada e o investimento, segundo a tradição neoclássica. Como uma identidade algébrica, essa equação é verdadeira por definição, pois deriva das equações fundamentais que formam os modelos econômicos, independentemente dos valores assumidos por cada variável. É importante destacar que o investimento ao qual nos referimos aqui pode ser resumido ao capital alocado em “ativos reais” – notadamente capital fixo (como equipamentos, instalações e infraestrutura) e estoques. Já os ativos financeiros de um agente (como aplicações) sempre têm como contrapartida um passivo (débito) de outro, resultando em efeito líquido neutro na poupança agregada.

 

Dessa forma, o aumento da poupança de um agente em ativos financeiros não implica diretamente um aumento no investimento, embora o agente devedor possa usar esse recurso para alocar capital em ativos reais. Vale notar que a abrangência dessas métricas (poupança e investimento) varia conforme o modelo de referência utilizado (podendo incluir ou não governo e setor externo), mas a identidade S = I permanece válida. Deve-se levar em consideração também que a aplicação prática desses conceitos traz consigo outras complexidades. Por exemplo, a compra de um bem durável, como um carro, é considerada investimento quando realizada por uma instituição, mas pode ser classificada como consumo no caso de famílias.

 

O gráfico dessa semana representa as contribuições do investimento para o crescimento trimestral do produto nos Estados Unidos desde 2021, destacando a parcela de capital fixo e a variação dos estoques. Observa-se que o comportamento dos estoques é mais volátil, refletindo expectativas de curto prazo, como o nível corrente dos estoques em relação à demanda projetada e os custos de armazenagem. Por outro lado, o investimento em capital fixo tende a ser mais estável, refletindo projeções de longo prazo, como a taxa de retorno esperada do investimento e os custos de financiamento.

#ViewoftheWeek é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.

Voltar