A elevação da taxa básica de juros de um país impacta a economia de diversas formas, incluindo o aumento do custo de oportunidade implícito na renda fixa, o que desestimula as demais alternativas de investimento, sejam elas físicas (como maquinário e estoques) ou financeiras (como ações e fundos). Esse fator é crucial para entender a forte alta dos resgates que vem afetando a indústria de fundos de investimento em ações e multimercado no Brasil.
Além disso, outras variáveis, como a performance dos índices de referência e o retorno excedente gerado por esses fundos, também influenciam os fluxos direcionados a essas classes de ativos, resultando em impactos distintos para cada grupo. Notamos que a “drenagem de liquidez” foi especialmente acentuada entre os fundos multimercado, segmento que havia experimentado um crescimento substancial em volume financeiro e no número de gestoras até o início do último ciclo de alta da Taxa Selic, em 2021.
O gráfico dessa semana mostra a captação líquida mensal de uma amostra de fundos de investimento que consideramos representativa para a indústria local, destacando as contribuições dos fundos Long Only (que operam apenas comprados em ações), Long Biased (que operam com posições compradas e vendidas em ações) e Multimercado (que operam diversos mercados, como ações, renda fixa, moedas e commodities). Observa-se que, desde a segunda metade de 2021, o fluxo para esses produtos se tornou consistentemente negativo.
Embora o momento atual do ciclo de mercado venha se provando desafiador, acreditamos que bons gestores não desaprendem a fazer gestão, de forma que indústria vai seguir existindo. Os gestores mais qualificados continuarão entregando bons resultados no longo prazo, adaptando-se às novas condições de mercado, que podem incluir mudanças no volume financeiro operado e no número de participantes da indústria.
View o fthe Week é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados a gestão de patrimônio, mercados, economia, história e tendências.