Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

08 abril 2024

Importantes decisões de bancos centrais ao redor do mundo, a continuidade da boa performance das ações e as surpresas no mercado de trabalho brasileiro foram alguns dos destaques do webinar Visão Turim deste mês.

A Suíça se destacou frente aos seus pares, iniciando um ciclo de cortes de juros e “abrindo a porta” para outros bancos centrais de economias desenvolvidas. Por outro lado, o Banco Central do Japão aumentou os juros pela primeira vez em mais de uma década, encerrando a política de juros negativos vigente desde 2016.

Entre as economias emergentes, o Banco Central do México merece destaque, iniciando seu ciclo de ajuste monetário mais tarde do que a maioria de seus pares, como o Brasil, que continua a cortar juros, mas reduziu o “forward guidance” (comunicação dos banco centrais de suas expectativas futuras em relação à política monetária) para obter mais flexibilidade na condução da taxa de juros em um momento de maior incerteza.

A decisão do Banco Central do Brasil ocorre em um contexto de mercado de trabalho apertado, com surpresas expressivas na criação de vagas formais de trabalho ao longo do primeiro bimestre e pressões salariais, além de maior incerteza em relação à conjuntura externa.

O Fed, por sua vez, manteve os juros estáveis mais uma vez, mas fez revisões importantes em suas projeções econômicas. Chama a atenção que, apesar de um cenário de atividade mais aquecida e maior inflação no curto prazo, a mediana das expectativas para as taxas de juros ao final deste ano não se alterou. Apesar da estabilidade das projeções de juros para este ano, observamos revisões para cima em 2025, 2026 e no longo prazo.

Apesar da volatilidade das taxas de juros, a bolsa americana continua a entregar performance positiva, com contribuições um pouco menos concentradas nas “big techs” na margem, especialmente diante da melhora no desempenho das empresas de energia. Em contrapartida, a bolsa local enfrenta um cenário mais desafiador. Grande parte da queda do Ibovespa no ano esteve concentrada em alguns nomes ligados a commodities, permitindo que os fundos de ações long-only e long-bias voltem a entregar alfa positivo.

Participaram do webinar, Ana Carolina Carvalho, Co-CEO da Turim, Rodrigo L., Sócio e Head of Research, João Felipe Bandeira de Mello, CFA, Portfolio Manager e Thiago Campos, economista.

Voltar