Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

07 fevereiro 2024

As surpresas no mercado de trabalho, a discussão sobre o início do ciclo de corte de juros e as eleições americanas foram alguns dos temas abordados no webinar Visão Turim deste mês.

Os números mais recentes mostram um mercado de trabalho ainda muito resiliente, mas com surpresas favoráveis no que se refere aos ganhos de produtividade. O destaque da última rodada de divulgações foi o Non-Farm Payroll, que mostrou forte criação de postos de trabalho e crescimento expressivo dos salários janeiro. Essa segunda métrica, no entanto, parece ter sido afetada por distorções ligada à redução do número de horas trabalhas no mês por conta de eventos climáticos.

A última reunião do FOMC (Comitê de Política Monetária do Fed) trouxe uma série de sinalizações mais “dovish”, mas também afastou a possibilidade de um início prematuro do ciclo de cortes. A precificação do mercado reagiu rapidamente à fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que afirmou não acreditar que o comitê acumule suficiente confiança no processo de desinflação ao ponto de iniciar o ciclo de cortes já na reunião de março.

Já para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o desfecho mais provável parece ser uma disputa entre o atual presidente Joe Biden, representando o partido democrata, contra o ex-presidente Donald Trump que, conforme o esperado, vem largando na frente nas primárias do partido republicano. Espera-se que a disputa entre os dois candidatos se torne cada vez mais relevante para os mercados com o decorrer do ano.

No Brasil, os números de inflação estão voltando a gerar desconforto diante de uma composição ruim. O principal ponto negativo é a pressão nos serviços subjacentes, que voltaram a superar as expectativas do mercado no final do ano passado. A despeito disso, a comunicação recente do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil) não trouxe alterações relevantes para o cenário prospectivo, mesmo após a troca de dois diretores.

Nesse contexto, os principais índices de ações dos Estados Unidos tiveram performance positiva em janeiro, mas ainda concentrada em poucos nomes. Em contrapartida, grande parte das demais bolsas globais, incluindo o Ibovespa, recuaram no mês.

Participaram do webinar Leonardo Martins Moraes, Co-CEO da Turim, Henrique Santos, sócio e Portfolio Manager da Turim, Thiago Campos, economista da Turim e Lucas Panaro, Head de Fundos Líquidos da Turim.

Voltar