Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

05 abril 2023

O estresse global no setor bancário, bem como a fuga de depósitos em bancos comerciais americanos foram destaques do Visão Turim de abril. Um ano após o início do processo de alta de juros nos Estados Unidos, vimos grandes bancos como o Silicon Valley Bank e o Signature Bank declararem falência. Esses eventos levaram uma série autoridades monetárias a implementar medidas para assegurar a estabilidade financeira de suas economias.

Segundo nosso sócio e estrategista Nelson Abrahao, a preocupação causada por esses eventos acelerou o movimento de resgate de depósitos. No entanto, esse processo já vinha ocorrendo desde o início do ciclo de alta de juros. Ele argumenta que “as taxas de juros subiram muito rapidamente, mas as taxas dos depósitos não acompanharam, abrindo um spread relevante entre a rentabilidade da renda fixa e dos depósitos”, o que gerou um fluxo expressivo para os money market funds.

Já no Brasil, o destaque foi a divulgação da proposta elaborada pelo ministério da fazenda para o novo arcabouço fiscal. Em linhas gerais, a divulgação foi positiva, sobretudo por eliminar o risco do anúncio de uma proposta incoerente. Entretanto, sabe-se que a nova proposta tem suas ressalvas e assume compromissos, a princípio, incompatíveis com a estabilização da relação dívida/PIB até 2026.

O webinar contou também com as participações de Eduardo Gomes de Almeida, co-CEO da Turim; Henrique Santos, CFA, portfolio manager; e Lucas Panaro, analista de fundos da Turim UK.

Voltar