Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
Nossos especialistas debateram no Visão Turim de maio sobre como mesmo com o aperto das condições financeiras observado nos últimos meses, a economia global tem se sustentado relativamente bem.
Nosso economista Henrique Santos, CFA ressaltou o desafio que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, tem pela frente: desinflacionar a economia, que se encontra bastante aquecida, sem gerar uma recessão econômica.
Já no cenário interno, os esforços do governo federal se voltaram para a redução dos preços de energia elétrica e combustíveis, que têm pressionado a inflação. Entretanto, os custos de tais medidas são elevados e parte do gasto será feito fora do teto, o que mina a credibilidade do arcabouço fiscal.
“Teríamos um efeito temporário sobre a inflação, com parte da redução de preços sendo revertida em 2023. Dito isso, há sempre risco relevante de programas temporários de subsídio tornarem-se permanentes, com custos fiscais mais duradouros”, conclui Henrique.
O webinar contou também com a participação de Gustavo Marini, fundador e Co-CEO; Fernando Verboonen, portfólio manager; e Lucas Panaro, analista de Fundos na Turim UK.