Insights

View of the Week #68: Efeitos tradicionais das tarifas no comércio internacional

17 fevereiro 2025

Desde a posse do presidente Donald Trump, o governo dos Estados Unidos tem anunciado uma série de medidas tarifárias no comércio internacional, aplicadas de forma heterogênea entre países e setores. A expectativa é que novas tarifas sejam impostas, gerando incerteza sobre sua implementação e impacto. Diante desse cenário, vale avaliar, ainda que de forma simplificada, os efeitos tradicionais desse tipo de política.

Políticas “protecionistas” como essas buscam defender a indústria local ou garantir a segurança nacional (assegurando a oferta interna de recursos estratégicos, por exemplo). No entanto, costumam impor custos aos consumidores, elevando preços e reduzindo a oferta de bens. A literatura econômica, em geral, justifica o uso temporário desse tipo de política para objetivos específicos, como a proteção de indústrias nascentes ou o combate a práticas comerciais desleais (como subsídios e dumping). Porém, poucos economistas defendem seu uso indiscriminado.

Para ilustrar os potenciais efeitos estagflacionários (inflação elevada combinada com baixo crescimento econômico) das tarifas sobre o país que as implementa, o gráfico desta semana apresenta as funções de impulso-resposta do hiato do produto e do desvio da inflação em relação à meta após um choque de oferta negativo, simulando a adoção de tarifas em uma grande economia aberta. Por hipótese, o choque impacta inicialmente a inflação, a atividade e o câmbio, exigindo uma resposta monetária contracionista (alta de juros) para conter o desequilíbrio inflacionário, ampliando o hiato do produto negativo (crescimento abaixo do potencial) até que os efeitos do choque se dissipem e as variáveis retornem ao equilíbrio.

Vale destacar que o estudo tem caráter meramente ilustrativo e utiliza uma estrutura simplificada. Portanto, os resultados apresentados não devem ser interpretados como representativos dos efeitos exatos das atuais políticas tarifárias dos Estados Unidos. Além disso, o ponto de partida da análise difere do contexto atual, particularmente devido ao estado sobreaquecido da economia americana.

View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.

Voltar