O Equity Risk Premium (ERP) é uma métrica que representa o retorno adicional esperado ao investir em ações, em comparação à taxa livre de risco associada a investimentos em títulos do governo. Conceitualmente, esse “prêmio de risco” reflete a natureza mais arriscada e volátil do investimento no mercado acionário quando comparado aos títulos do governo, justificando a alocação nessa classe de ativos.
Embora não seja possível prever com confiança o retorno do mercado, não são escassas as estimativas para o prêmio de risco implícito no mercado acionário com base em projeções para o retorno dos dividendos das ações. O gráfico desta semana ilustra essa dinâmica, apresentando o ERP calculado como a diferença entre a taxa de retorno projetada dos dividendos do índice S&P 500 para os próximos 12 meses e a taxa de retorno anual de um título público americano de 10 anos.
Nota-se que essa métrica tem se mantido em patamar positivo desde 2002, embora tenha caído de forma acelerada na janela recente, em meio a simultânea valorização do mercado acionário e alta das taxas de juros. Importante destacar que títulos com prazos de vencimento menores atualmente apresentam juros ainda mais elevados do que os de vencimentos mais longos, o que pode resultar em estimativas de ERP negativas. De qualquer forma, a recente variação pode ser interpretada como um sinal de maior otimismo em relação ao crescimento futuro dos lucros das empresas.
View of the Week é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.