Insights

View of the Week #50: Os pedidos de seguro-desemprego e as anomalias climáticas

14 outubro 2024

“Não importa quão sofisticadas sejam nossas escolhas, quão bons sejamos em dominar as probabilidades, a aleatoriedade terá a última palavra.”

A frase acima foi extraída do livro Fooled by Randomness (“Iludidos pelo Acaso” na versão em português), escrito por Nassim Nicholas Taleb, que argumenta que as pessoas tendem a subestimar o papel da aleatoriedade nos acontecimentos passados. Esse conceito pode ser facilmente aplicado ao mercado financeiro, onde a compra de um ativo, mesmo quando bem fundamentada, pode resultar em perdas expressivas, assim como ganhos substanciais podem vir de decisões sem qualquer critério técnico. Entretanto, apesar da incerteza envolvida, o investimento não é algo puramente aleatório, especialmente quando analisado sob uma perspectiva de longo prazo.

Uma forma de pensar sobre isso é se basear na Lei dos Grandes Números, que descreve que a média de uma amostra tende a convergir para um determinado valor esperado (a média populacional) à medida que o número de observações aumenta. O gráfico dessa semana representa um exemplo prático desse fenômeno, através de uma simulação de 5.000 lançamentos de uma moeda não viesada, mostrando o percentual de vezes em que cada resultado foi registrado a cada novo lançamento. Nota-se que na primeira observação temos um resultado binário (cara ou coroa), mas, com o aumento dos lançamentos, as médias de ambas as séries convergem para algo em torno de 50%.

Esse conceito é amplamente utilizado em trabalhos estatísticos, mas também é útil quando pensamos no investimento em ativos financeiros. Analogamente, poderíamos comparar os lançamentos iniciais da moeda à volatilidade do mercado, cujo impacto pode ser expressivo na performance de curto prazo, mas tende a ser minimizado ao longo do tempo. Contudo, vale ressaltar que a estimação de um “valor esperado” no campo dos investimentos pode ser uma tarefa muito mais desafiadora a depender da natureza do ativo, além de estar sujeita a mudanças.

View of the Week é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.

Voltar