Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
As maiores taxas de inflação dos Estados Unidos em 40 anos, repetidas altas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), uma crise energética turbinada pela invasão da Rússia à Ucrânia e as eleições do Brasil foram alguns dos principais assuntos discutidos no nosso webinar mensal.
Na Europa, muitos países estão sofrendo com o aumento dos preços de energia. Segundo nosso estrategista Nelson Abrahao, desde setembro do ano passado, diferentes medidas fiscais de alívio estão sendo adotadas para suavizar o repasse das altas de custos ao consumidor e empresas.
“As medidas mais recentes anunciadas pela Alemanha são inteligentes no sentido de permitirem algum ajuste pelo mercado, na margem, a partir de um determinado nível de consumo de energia básico”, explica.
No cenário doméstico, Nelson destaca o comportamento do Banco Central do Brasil como um dos primeiros a dar início ao movimento para marcar o fim do ciclo de alta de juros.
“Passados os efeitos temporários relacionados à queda de preços dos combustíveis e cortes de impostos – que têm feito a inflação surpreender para baixo – o Comitê de Política Monetária espera ver a inflação convergindo para perto da meta em 2024”, avalia.
O webinar contou também com as participações do nosso co-CEO Eduardo Gomes de Almeida, de João Felipe Bandeira de Mello, analista de fundos, e Henrique Santos, CFA, portfólio manager da Turim.